Sessão das Arábias: Nojoom, divorciada aos 10 anos

Olá pessoal,
Na postagem de hoje vamos conhecer um pouco sobre o drama real de uma garota Iemenita, que por sua coragem teve a sua história contada na tela do cinema.
 Antes de iniciarmos a nossa indicação de hoje gostaria de fazer duas observações; não serão permitidos comentários xenofóbicos ou de intolerância aqui no blog, bem como não serão aceitas palavras de ofensas generalizando todas as pessoas que moram no país onde se passa a história ou de qualquer outro lugar.
 Pois bem, esclarecimento feito, vamos nos sentar porque a Sessão das Arábias já vai começar.
Sabe aquele filme que causa impacto assim que você vê a capa? Nojoom me causou isso quando estava procurando algum filme para assistir e por acaso o encontrei.
Nujood Ali é apenas uma garota com quase 09 anos quando é prometida em casamento por seu pai, e o seu futuro marido bem mais velho. Com toda inocência de uma menina de sua idade ela não entende o motivo para ganhar presentes e festa. Nojoom estava  sendo casada, e todos aqueles presentes e músicas eram para celebrar a sua união.

Por pertencer a uma família pobre os pais de Nojoom achavam que o casamento seria uma forma de lhe garantir um bom futuro, ou seja, casa e comida. O marido dela era muito violento e acabou consumando o matrimônio antes da chegada de sua puberdade, pelo que pude entender, o casamento só poderia ser consumado quando ela estivesse mais velha, porém o homem não respeitou esta regra e abusou da pequena Nojoom.


Desesperada e assustada com o que estava vivendo ela buscou o amparo da família pedindo para voltar, mas não foi aceita de volta.
Sem o apoio familiar, sofrendo abusos do marido, agressões físicas e psicológicas, Nojoom resolve dar um fim a sua triste realidade naquele momento, e tomada por uma imensa coragem vai a um tribunal no Iêmen pedir o seu divórcio.
O juiz inicialmente se surpreende com a atitude de uma garota de apenas 10 anos pedindo para se divorciar.
 O divórcio aconteceu 02 meses após o casamento e ela conseguiu escrever um final diferente para a sua história.
Nojoom recebeu alguns prêmios e teve um livro publicado, atualmente ela luta pelo fim do casamento infantil no Iêmen juntamente com outras garotas.





* As imagens contidas na postagem são de reprodução da internet.

Postar um comentário

0 Comentários