Pular para o conteúdo principal

Sharbat Gula - A Menina Afegã

Olá,
A postagem de hoje talvez resuma-se em apenas uma frase " a fotografia pode falar sem que nenhuma palavra seja pronunciada para que ela seja compreendida".
 Digo isso porque a história por traz desta foto é bem interessante.
Você com certeza já viu esta foto né? Mas e a historia que há por traz dela? você sabe? não! então vamos conhecer.
Conhecida por menina afegã, a foto de Sharbat Gula foi tirada em uma escola que ficava  no campo de refugiados Nasir Bagh no Afeganistão no ano de 1984 pelo fotógrafo McCurry.
Ele  aproveitou o momento em que a garota estava sem burca e pediu para fotografá-la, até aquele momento Sharbat Gula nunca havia sido fotografada antes, as lentes de McCurry puderam capturar olhos verdes e expressivos que olhavam fixamente para a câmera, ele observou  naquele olhar o sofrimento e a transparência de uma realidade tão sofrida por uma garota de apenas 12 anos.
Em 1985 a foto da menina afegã foi capa da National Geographic e acabou se tornando a fotografia mais conhecida da revista. Ninguém sabia o nome dela, por isso ela era conhecida por menina afegã, por volta de 1990  o fotografo e a equipe da revista  deram inicio a  uma busca para tentar encontrá-la, foram muitas tentativas frustradas até localizarem a verdadeira menina afegã no ano de 2002, antes de ser divulgada a identidade dela, foi feito um exame na íris de Gula para confirmar a famosa "desconhecida" menina afegã.
 Encontraram então uma mulher com 30 anos, já casada e  mãe de quatro filhas morando em um vilarejo simples que ficava numa região montanhosa do Afeganistão.
 Sharbat Gula não imaginava que estavam a sua procura por causa de uma fotografia, ela desconhecia toda a repercussão da foto e viu pela primeira vez o seu próprio retrato no dia em que foi localizada.
A história de Sharbat Gula acabou inspirando a National Geographic, que  mais tarde criou um fundo de arrecadação em prol das mulheres afegãs.
Espero que tenham gostado!



                                                            Sharbat Gula- A menina afegã 


                                                                                   Sharbat Gula- A menina afegã 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 palavras árabes românticas

Olá pessoal, Em homenagem ao dia dos namorados resolvi fazer um TOP 10 de algumas palavras românticas árabes para você surpreender o seu habibi. Espero que gostem!                                                                                   ( Imagem: Pinterest) 1º Maktub Sim! esta palavra teria que liderar este ranking, afinal, Maktub significa já estava escrito. 2º Albi Maak Meu coração está com você 3º Ayuni Meus olhos 4º Ufakkeru Feek Eu penso em você 5º Fadaituk Eu dou a minha vida para você 6º Qalbi Meu Coração 7º Roohi Minha alma 8º Habibi Meu amor 9º Ashtaqu Elaik Eu sinto sua falta 10º Uhibbuka Eu amo você

Instrumentos da Música Árabe

  Olá pessoal, tudo bem? A música árabe é um encanto de ouvir mesmo sem entender o que se está dizendo né?.  Eu sou meio suspeita pra falar porque ouço diariamente músicas árabes, a minha busca por músicas e bandas do Oriente Médio me levaram a procurar informações sobre alguns instrumentos musicais que ecoam estas lindas melodias e canções. Portanto, na postagem de hoje vamos mergulhar neste universo musical das arábias. Oud (alaúde) O Oud é um instrumento da família dos cordofones e uma das suas características principais é o seu formato, que lembra uma pêra ou até mesmo uma gota. Kanun ou Qanun O Kanun é um instrumento de cordas e o seu nome deriva da palavra árabe Qanun , que significa regra, lei, norma, princípio . Mijwiz O Mijwiz é um instrumento de sopro e o seu nome em árabe significa duplo ou ainda casal. Mizmar O Mizmar é um instrumento de sopro e geralmente é tocado acompanhado por algum instrumento de percussão. Derbak O Derbak é

Vestimenta dos Habibs- Traje árabe masculino

Olá, E o post de hoje é para matar uma curiosidade que eu sempre tive, e que talvez você tenha quando o assunto for a roupa árabe masculina. Eu ficava me perguntando como é que eles aguentavam usar aquelas roupas quentes naquele calor que faz no deserto, se elas tinham algum significado específico ou se era um padrão para todos usá-la, então, deixei as dúvidas de lado e resolvi ir em busca de respostas. As roupas usadas pelos árabes, são muito semelhantes as que eram usadas por beduínos por volta do século VI, o traje que para muitos é usado como padrão por todos os muçulmanos, na verdade, tem um significado religioso, e é também um meio de identificação da região a qual ele pertence. Como o mundo árabe abrange várias regiões e cada uma tem a sua particularidade, o post ficaria muito longo caso fosse falar sobre cada um deles, então, para não ficar muito cansativo, falarei sobre um tipo e os demais estarão ilustrados no final do post para que possamos melhor conhecer. Cafia - é aqu