Sharbat Gula - A Menina Afegã

Olá,
A postagem de hoje talvez resuma-se em apenas uma frase " a fotografia pode falar sem que nenhuma palavra seja pronunciada para que ela seja compreendida".
 Digo isso porque a história por traz desta foto é bem interessante.
Você com certeza já viu esta foto né? Mas e a historia que há por traz dela? você sabe? não! então vamos conhecer.
Conhecida por menina afegã, a foto de Sharbat Gula foi tirada em uma escola que ficava  no campo de refugiados Nasir Bagh no Afeganistão no ano de 1984 pelo fotógrafo McCurry.
Ele  aproveitou o momento em que a garota estava sem burca e pediu para fotografá-la, até aquele momento Sharbat Gula nunca havia sido fotografada antes, as lentes de McCurry puderam capturar olhos verdes e expressivos que olhavam fixamente para a câmera, ele observou  naquele olhar o sofrimento e a transparência de uma realidade tão sofrida por uma garota de apenas 12 anos.
Em 1985 a foto da menina afegã foi capa da National Geographic e acabou se tornando a fotografia mais conhecida da revista. Ninguém sabia o nome dela, por isso ela era conhecida por menina afegã, por volta de 1990  o fotografo e a equipe da revista  deram inicio a  uma busca para tentar encontrá-la, foram muitas tentativas frustradas até localizarem a verdadeira menina afegã no ano de 2002, antes de ser divulgada a identidade dela, foi feito um exame na íris de Gula para confirmar a famosa "desconhecida" menina afegã.
 Encontraram então uma mulher com 30 anos, já casada e  mãe de quatro filhas morando em um vilarejo simples que ficava numa região montanhosa do Afeganistão.
 Sharbat Gula não imaginava que estavam a sua procura por causa de uma fotografia, ela desconhecia toda a repercussão da foto e viu pela primeira vez o seu próprio retrato no dia em que foi localizada.
A história de Sharbat Gula acabou inspirando a National Geographic, que  mais tarde criou um fundo de arrecadação em prol das mulheres afegãs.
Espero que tenham gostado!



                                                            Sharbat Gula- A menina afegã 


                                                                                   Sharbat Gula- A menina afegã 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. sâmara meu nome é Gilmar da hora de Souza ;esse é meu e-mail gilmarbombeiro@bol.com.br ;com certeza gostei da historia magnífico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilmar! Que bom que você gostou da nossa postagem sobre Sharbat Gula, a menina afegã.
      Obrigada pela sua visita!

      Excluir