Pular para o conteúdo principal

Aroma das Arábias - Attar ( Perfume)

Olá pessoas,
 Bora começar a semana cheirosos. Que tal conhecermos um pouco sobre os perfumes árabes?
A arte de se perfumar não é um hábito adquirido nos dias de hoje, mas, é uma prática que teve início a muitos séculos atrás no Egito por volta de 2000 a.c. Os primeiros a usarem os perfumes foram os faraós e membros importantes da corte egípcia, com o passar do tempo, a arte de se perfumar acabou se espalhando, e trazendo com ela mais suavidade e aroma para o clima quente do deserto.
O químico árabe Al-Kindi, escreveu um livro no século IX com aproximadamente 107 receitas sobre perfumes, ele utilizava óleos, fragrâncias e águas aromáticas para criar as suas essências, o livro chamava-se " Livro da Química e Destilados".
Algum tempo depois, Avicenna e Muslim, um médico e um químico de origem persa, foram os pioneiros no método de extrair óleos aromáticos das flores por meio da destilação, método que é utilizado ainda nos dias de hoje. Através da Espanha, o perfume ganhou espaço na Europa, mas, foi na França por volta do século XIV que a perfumaria obteve avanços, tornando a França um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento de perfumes do Mundo.
Os perfumes do Oriente Médio são  tão valiosos quanto jóias, digo isso porque alguns são muito caros e o seu preço pode ser comparado a compra de  um carro zero, além do valor, existe ainda a questão da exclusividade, exatamente isso, você pode ter uma essência exclusivamente sua, desde que esteja disposto a pagar o valor cobrado para tal ostentação.
Os frascos e as embalagens são  lindos e muito ricos em  detalhes, sem dúvida aguça dois sentidos dos amantes de perfumes ao serem vistos,  o primeiro sentido seria  a visão, pela beleza dos frascos e a delicadeza das embalagens e o segundo seria olfato, pelo delicioso aroma dos exóticos perfumes árabes. Espero que tenham gostado!
Um ótimo início de semana a todos nós.

Perfumes Árabes ( Imagem: pixabay)


Amaani Attar- Asgaharali ( Imagem: Google)

Attar Al Kaaba ( Imagem: Google)
                                                                     Amouage (Imagem: Google)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 palavras árabes românticas

Olá pessoal, Em homenagem ao dia dos namorados resolvi fazer um TOP 10 de algumas palavras românticas árabes para você surpreender o seu habibi. Espero que gostem!                                                                                   ( Imagem: Pinterest) 1º Maktub Sim! esta palavra teria que liderar este ranking, afinal, Maktub significa já estava escrito. 2º Albi Maak Meu coração está com você 3º Ayuni Meus olhos 4º Ufakkeru Feek Eu penso em você 5º Fadaituk Eu dou a minha vida para você 6º Qalbi Meu Coração 7º Roohi Minha alma 8º Habibi Meu amor 9º Ashtaqu Elaik Eu sinto sua falta 10º Uhibbuka Eu amo você

Instrumentos da Música Árabe

  Olá pessoal, tudo bem? A música árabe é um encanto de ouvir mesmo sem entender o que se está dizendo né?.  Eu sou meio suspeita pra falar porque ouço diariamente músicas árabes, a minha busca por músicas e bandas do Oriente Médio me levaram a procurar informações sobre alguns instrumentos musicais que ecoam estas lindas melodias e canções. Portanto, na postagem de hoje vamos mergulhar neste universo musical das arábias. Oud (alaúde) O Oud é um instrumento da família dos cordofones e uma das suas características principais é o seu formato, que lembra uma pêra ou até mesmo uma gota. Kanun ou Qanun O Kanun é um instrumento de cordas e o seu nome deriva da palavra árabe Qanun , que significa regra, lei, norma, princípio . Mijwiz O Mijwiz é um instrumento de sopro e o seu nome em árabe significa duplo ou ainda casal. Mizmar O Mizmar é um instrumento de sopro e geralmente é tocado acompanhado por algum instrumento de percussão. Derbak O Derbak é

Vestimenta dos Habibs- Traje árabe masculino

Olá, E o post de hoje é para matar uma curiosidade que eu sempre tive, e que talvez você tenha quando o assunto for a roupa árabe masculina. Eu ficava me perguntando como é que eles aguentavam usar aquelas roupas quentes naquele calor que faz no deserto, se elas tinham algum significado específico ou se era um padrão para todos usá-la, então, deixei as dúvidas de lado e resolvi ir em busca de respostas. As roupas usadas pelos árabes, são muito semelhantes as que eram usadas por beduínos por volta do século VI, o traje que para muitos é usado como padrão por todos os muçulmanos, na verdade, tem um significado religioso, e é também um meio de identificação da região a qual ele pertence. Como o mundo árabe abrange várias regiões e cada uma tem a sua particularidade, o post ficaria muito longo caso fosse falar sobre cada um deles, então, para não ficar muito cansativo, falarei sobre um tipo e os demais estarão ilustrados no final do post para que possamos melhor conhecer. Cafia - é aqu